Primeiramente, deixando bem claro, não é um ataque a ferramentas como Cursor, Lovable, Windsurf, Bolt e afins, até por que eu estou no Founding Team da SoftFlow, uma ferramenta para criação de sistemas usando AI, através de linguagem natural.
Se você esta no Linkedin, no meio da tempestade de conteúdo de AI e startups, você se deparou com o termo, que é usado tão casualmente, que parece que é algo que vem desde os tempos do COBOL.
Imagine você usando um LLM para criar sua aplicação, crie isso, crie aquilo, na vibezinha, na manha, sem entender bolhufas o que tá acontecendo, mas sua aplicação está ficando bonita.
Andrej Karpathy - O Pai da Criança
Karpathy - Building
. Previously Director of AI @ Tesla, founding team @ OpenAI, CS231n/PhD @ Stanford. I like to train large deep neural nets
Essa é parte do curriculo do monstro!
Basicamente, criar uma aplicação sem se preocupar com o código, vocÊ pede e a LLM faz.
YCombinator - Futurismo
A YCombinator, a maior aceleradora de Startups do mundo. YC já financiou mais de 4.500 empresas, incluindo nomes de destaque como Airbnb, Dropbox, Stripe, Reddit e Coinbase
A 2 semanas atrás lançaram o video - Vibe Coding is the Future
Um motivo obvio para o video é, o poder de influencia da YCombinator faz com que a busca por Vibe Coding aumente, e gradualmente mais startups surjam e busquem a YC para aceleração.
Hypar o termo faz sentido em questão de Marketing - Também fizeram de Vertical Agents.
Eles venderam uma visão que é simples.
Contexto de Uso Real
É sim uma democratização da Tech. Eu curto, tenho algumas aplicações de uso pessoal feitas no Cursor/Windsurf (que eu assino o Pro), fiz algumas coisas no Lovable e eu sei que mês que vem, quando lançarmos a SoftFlow, vai ajudar muita gente a tirar seus projetos do papel, ou da cabeça.
Honestamente, até tenho algumas aplicações que eu poderia produtizar e vender como um Saas.
Mas ai que entra o problema do Vibe Coding - Eu não sei exatamente como isso foi construido.
Eu não sou Dev, até sei algumas coisas por grande parte da vida profissional atuar como Technical Product Manager, mas eu não sei as melhores praticas de arquitetura, não sei nada sobre vunerabilidade na aplicação, só entendo sobre a segurança dos dados.
Para o Founder é ótimo!
Para eu criar o MVP, para validar a hipotese, lançar uma versão beta, é maravilhoso.
Eu não tenho dúvida que isso acelera demais o desenvolvimento, tira a dependencia de ter um partner Tech logo no inicio (convenhamos, muitas vezes é uma tarefa dificil arrumar um parceiro tech para embarcar na sua ideia, por Sweat Equity, falo de experiencia propria).
Neste cenário é maravilhoso se apoiar no Vibe Coding e ter uma V0 para mostrar, fazer um back door test, validar o interesse, em talvez 3 horas você consiga fazer tudo sozinho, sensacional!
E deu certo, vou lançar pro mercado e faturar 10k USD sozinho e fazer um Build In Public.
Ai começa o problema…
Na minha maquina e no meu uso pessoal funciona suber tranquilo, mas imagina um volume alto na sua aplicação, sua estrutura escala? Você começa a ter falhas, dados de cartão exposto, sua AWS tá gastando 20k no mês e você não tinha ideia que isso poderia acontecer.
Você simplesmente não se importou em entender como e por que o codigo funciona, todos os erros você pediu para a AI arrumar.
Imagina você com uma aplicação em Prod, ta faturando ali uma graninha massa, deixa seu emprego principal, agora sou Founder, One Man Bussines a caminho de ser unicornio, nada pode me parar e eu fiz tudo sem saber programar. X e Linkedin bombando de conteudo.
E então a mágica começa a falhar… Não tem escala, arquitetura não ta dando conta, sua exposição começou a atrair uma galera que vai te hackear “Just For Fun” SQL Injection, bypass no paywall. Um vazamento de dados vai acabar não só com a sua reputação, mas com seu patrimonio.
Mas os Devs Usam
Sim, como auxilio, o cara subiu PR, testou tudo, ajuda na sua produtividade e tal.
Eles não dependem inteiramente da AI, pelo menos não deveriam.
Eles entendem o contexto do código, eles colocaram as melhores praticas, usam as bibliotecas certas.
Alguns exemplos
Leojr94 foi alvo de alguns ataques, o paywall do cara era enfeite.
Tem um monte de chave privada de LLM Hardcoded no Github…
Imagina achar um DB de users todo aberto no Github…
Deu certo? Refatore!
Sua aplicação mostrou que tem valor, as pessoas estão dispostas a pagar para usar, refatore, imediatamente.
Agora você tem mais do que uma ideia, traga um Tech Lead, um Co-Founder CTO, de equity, mais vale ter 70% de algo com valor no longo prazo, do que 100% de uma ideia promissora que não foi para frente, por que você foi ganacioso, foi na Vibe Coding e destruiu sua aplicação.
Qual é o Futuro sobre Vibe Coding?
Não se importar com o código a longo prazo não é sustentável, reforço o ponto, para validar ideia é ótimo, as ferramentas ainda não são capazes de criar uma aplicação parruda (ou não sabemos como pedir). Há espaço para evoluções, sem dúvida, mas não acho que sera em um prazo tão curto.
Vibe coding é diferente de Construir um sistema apoiado em AI.
Entenda o que você está construindo, não precisa entender o código em si, mas entenda o que ele faz e o por que.
E não descarte os desenvolvedores.
NoCode/LowCode já foram buzzwords que prometeram que você não precisaria mais…